17.6.14

que os cromossomas estejam todos no lugar e no número certo

Para quem já passou por duas perdas, saber que a amniocentese tem um risco de aborto, ainda que baixo, não é algo animador. Noutra situação pensaria que aquele 0,5% a 1% de probabilidade decerto que não me viria bater à porta, mas já se viu que a sorte nem sempre está do meu lado. Decidi procurar alternativas e encontrei o teste Harmony. Nunca tinha ouvido falar sobre ele. Na verdade até há um ano tudo o que se relacionasse com maternidade e gravidez passava-me completamente ao lado. Já depois disso tenho procurado informação à medida que os acontecimentos se vão sucedendo. De modo que nunca tinha chegado à fase de pensar numa amniocentese ou em alternativas, até há poucas semanas.

Falei no teste Harmony às duas obstetras que me têm seguido (sim, é capaz de estar na altura de optar por uma!) e as duas foram unânimes: é a melhor opção, vamos evitar todos os riscos possíveis. Assim, no início da próxima semana estarei de volta a Portugal para fazer o tal teste que, na verdade, consiste apenas na recolha de sangue. E por que vens tu a Portugal fazê-lo?, perguntam vocês. Porque em Itália é bastante mais caro, como praticamente tudo o que se relaciona com o sistema de saúde. Eu sei que em Portugal nos queixamos, e não digo que seja sem razão, mas em Itália a saúde paga-se muito bem.

Voltando ao mais relevante, no mesmo dia em que farei o teste farei também uma ecografia, porque as nossas mentes precisam de sossego e os nossos corações precisam de ver um coração a bater para irem confirmando de duas em duas semanas que à terceira é de vez. Terei os resultados do teste Harmony duas semanas depois. Com estes resultados virá também o sexo do bebé. Vamos lá ver se o meu palpite bate certo, embora isso seja o menos relevante.

3 comentários:

  1. Que bom! Só boas notícias! Inspiro-me também em ti para acreditar com todas as minhas forças que à terceira será de vez para mim também! Beijinhos e que tudo corra bem! ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá! Sou uma seguidora +/- fiel e gosto de a vir cá espreitar de vez em quando. Fico muito contente por si. Espreite o blog do coconafralda (falava aqui há uns dias sobre amniocentese vs harmony). E só uma coisa, esse teste não é feito apenas a niver particular? Pensava que não era comparticipado pelo nosso SNS. Tudo de bom e disfrute bem.

    ResponderEliminar
  3. Sim, o teste só é feito a nível particular, o que é uma pena. Mas acredito que não me vou arrepender do investimento :-)

    ResponderEliminar