18.9.14

os futuros pais e as futuras mães

Sou novata nestas lides e, para além da minha experiência, conheço apenas a realidade de mais algumas grávidas que me rodeiam, mas as opiniões são unânimes: a postura das futuras mães e dos futuros pais é muito diferente. Não me parece estranho que assim seja, reflexo mais do que natural das diferentes percepções da gravidez. Se eu que sinto o bebé a mexer e sinto o corpo a transformar-se tenho dificuldade em me imaginar no início do próximo ano com um bebé a habitar o meu espaço e a minha vida, o que sentirá um pai que vive a gravidez de forma completamente externa?

A sensação que tenho é que eles ficam tão felizes quanto nós, mulheres, mas ficam um pouco por aí. A chegada de um bebé exige uma preparação que não me parece simples nem imediata. Para além da preparação mental dos próprios, exige ser prático, exige dominar assuntos que nos são completamente estranhos, exige procurar informação, ler, reler, pesquisar experiências de quem já passou pelo mesmo e, finalmente, tomar decisões. E é em todo este processo que me parece que grande parte dos futuros pais está ausente. É bom saber que eles confiam nas nossas decisões, mas também seria bom que procurassem estudos sobre a qualidade dos carrinhos de bebé, quais os que mais se adequam ao nosso caso particular, que pesquisassem sobre tudo o que temos que ter em casa para assegurar a segurança e o conforto do bebé assim que este chegue a casa, que se preocupassem com o espaço que temos disponível para o bebé e de que forma o vamos usar, e tantas, mas mesmo tantas outras coisas. Na melhor das hipóteses confiam nas nossas escolhas, dizem que sim, que se compre, e ponto final.

Actualmente os meus tempos livres são ocupados basicamente a preparar a chegada do bebé. As minhas leituras mudaram. Quem vir o meu histórico de navegação percebe claramente que estou grávida, encontram desde fóruns sobre gravidez e maternidade a lojas online de tudo e mais alguma coisa que se relacione com gravidez, maternidade e puericultura. As leituras de quem divide o espaço cá de casa comigo não mudaram e não me parece que a preparação da chegada do filho seja o seu foco. A felicidade dos dois é igual, mas o envolvimento é nitidamente diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário