22.8.15

3-1

Este é um jogo que já não posso empatar nem ganhar. O terceiro aborto bateu-me à porta na já muito minha conhecida sétima semana. Estas 7 semanas passaram mais depressa do que as 7 semanas das gravidezes anteriores. Desta vez tive um bebé de quase 8 meses a ocupar-me todos os minutos dos dias. A dada altura dei comigo a pensar "Oh diabo, estou na semana fatídica", mas o pensamento não foi muito além disso porque a falta de tempo não o permitiu. Até que se tornou impossível ignorar que estava na tal semana. 

Quatro gravidezes: um filho e três abortos.

Pela primeira vez dou comigo a pensar que não sei se quero continuar a tentar engravidar. Não sei se me apetece correr o risco de voltar a chegar à sétima semana e voltar ao ponto de partida. Não ponho a ideia totalmente de parte, mas não tenho a postura que tive nas perdas anteriores, em que sabia que assim que pudesse voltaria a tentar.

Não tinha pensado sequer como seria a reacção a uma perda depois de já ter um filho, mas teoricamente imaginei que deveria ser mais fácil. Não é. Não é uma dor maior nem menor, é uma dor diferente. É a dor de se saber exactamente o que se perde, de já ter imaginado isto e aquilo não a três, mas a quatro, e já com conhecimento de causa e experiência. É a dor de planos desfeitos, como foi de todas as vezes.

7 comentários:

  1. Lamento muito.
    Desculpa dizer-te uma frase talvez muito incorrecta, mas tenho muita inveja tua:so estive gravida uma vez e foi ectopica. Vou comecar agora o 5o tratamento in vitro. Quando tudo se desmorona...agarramo-nos as coisas boas que temos...Coragem!!!

    ResponderEliminar
  2. Entendo-te perfeitamente, ia também escrever sobre isso, mas depois acabei por deixar para outra altura. Tudo é relativo: a minha tristeza pelo terceiro aborto pouco significa para quem mantém esta luta sem frutos. Não vale nada, mas fico a torcer para que um destes dias tenhas o teu positivo e 9 meses com um final muito feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa ter vindo aqui "cuspir" a minha amargura (nem costumo tratar bllogers por tu, mas saiu-me aquilo tao disparado...).
      Respondeste com elegancia e compaixao, obrigada!
      Ja nem lembro como descobri o blog, mas comecei a ler porque tb ja vivi em Italia - sim, os italianos sao fantasticos, acolhedores e maravilhosos...para os turistas :)
      Depois fiquei agarrada pelo blog em si e pelas boas energias e mensagem de esperanca que passa. Agarro-me a boas energias e agarro-me a tudo que me ajude a manter-me sa nesta jornada.
      Desculpa e obrigada!

      Eliminar
    2. Pareceu-me um comentário sincero, nada mais que isso :-)

      Eliminar
  3. Fiquei triste...

    ResponderEliminar