27.5.16

pequeno-almoço

Na gravidez do Miguel cheguei a uma fase em que o pequeno-almoço tinha que ser sopa, ou os valores da glicose trepavam até patamares proibidos. Desta vez ainda posso deixar a sopa para outras refeições, se bem que acabei por concluir que há coisas bem piores que sopa ao pequeno-almoço!

Desde pequenos é-nos ensinado que o pequeno-almoço são cereais, ou pão e leite e pouco mais, e a verdade é que o pequeno-almoço é uma refeição que pode ir tão além do básico. Por um lado entendo que dê jeito ser uma refeição simples e de fácil preparação, afinal é início de dia e queremos é despachar-nos rápido para sair de casa, mas há pratos que se podem preparar rapidamente e que nos  (pelo menos a mim!) deixam mais saciados e mais felizes. 

Ter diabetes gestacional não me permite comer pão ao pequeno-almoço (nem em momento nenhum do dia), de modo que fui à procura de alternativas. O pequeno-almoço padrão por aqui inclui um ou dois ovos (cozidos, mexidos, estrelados), abacate ou tomate ou fruta (maçã, morangos, melancia ou nêsperas - as outras frutas não podem entrar na minha dieta, têm demasiado açúcar), queijo ou iogurte grego natural e café (de conferência, quem vai frequentemente a conferências sabe ao que me refiro, café que não sabe a nada, basicamente água castanha!). Também já comi frango de churrasco, peixe grelhado ou uma salada grega ao pequeno-almoço. Soube-me muito bem e os valores da glicose mantiveram-se dentro dos níveis de referência. Mas devo confessar que sinto saudades de de vez em quando poder molhar a gema do ovo estrelado num bocadinho de pão! 

Sem comentários:

Enviar um comentário