22.8.14

21 semanas!

Passamos o meio do caminho. Esta semana não houve sustos nem idas às urgências, nem aquela sensação de peso no fundo da barriga que já senti algumas vezes. Depois do pulo da barriga às 18 semanas parece que, por agora, estabilizou. Continuo a não parecer claramente grávida, mas pareço ter uma camada extra de gordura na barriga. Tenho cumprido as ordens da obstetra "O ideal é engordar um quilo por mês", mas tenho perfeita noção de que o desafio do peso se coloca daqui para a frente. Embora me pareça que o tecto está acima do desejável, tenho usado esta página para, em cada fase, ir vendo o que é mais ou menos normal. Obtemos um gráfico deste tipo, bem claro e elucidativo.


De vez em quando sinto uma movimentação adicional na barriga, mas continuo sem sentir movimentos nítidos que me indiquem que são mesmo fruto da actividade do bebé. Um dia destes lanço-lhe um ultimato. Mas que raio, já ultrapassamos o meio do caminho e o rapaz não se decide a fazer-se sentir de forma clara. Cá para mim vai ser desajeitado como os pais e nada de pontapés ao jeito de jogador de futebol. 

Os enjoos passaram antes das 12 semanas, a azia rondou-me apenas durante dois ou três dias, e já foi há umas boas semanas. Não sinto mais fome que o habitual, mas depois de cada refeição, mais ou menos leve, sinto-me muito cheia. Depois de nas primeiras semanas ter ficado com o paladar completamente alterado, tudo voltou ao normal já há algumas semanas. Voltei a conseguir beber água com gás, que adoro, mas que nas primeiras semanas de gravidez tinha um sabor ácido e intragável. Sinto falta dos chás que bebia de manhã à noite, mas depois de ter pesquisado percebi que os chás de que gosto não são indicados nesta fase. Vingo-me no próximo ano (ou quando deixar de amamentar). Não tenho desejos, mas felizmente o que me sabe melhor são comidas simples e saudáveis. Eu sei que é desinteressante, mas peixe cozido com brócolos sabe-me bem como nunca antes soube. E fruta, salivo por fruta. Não digo que enjoei, mas já quase não posso ver pizzas, massas e risotos à minha frente. A cozinha italiana, depois de mais de um ano por estes lados, tornou-se aborrecida e muito pouco diversificada. Há mais ou menos um mês apercebi-me que se estiver o dia toda sentada, no final do dia fico com pezinhos de Fiona, mas é coisa que, pelo menos para já, se resolve caminhando durante ou dia ou tendo os pés um pouco elevados (o que, estando em casa, não é difícil de fazer). 

Sem comentários:

Enviar um comentário