20.12.10

(2011 não vai ser bom)

Há uns tempos atrás o "Se fosse comigo não era assim" ou o "Comigo nunca que eu não permitiria" faziam-me dar uma resposta torta de imediato. Agora, na maior parte das vezes, a reacção é um sorriso silencioso. Acredito que estes comentários são fruto da inocência de quem não sabe do que fala, porque há situações que só se percebem quando se sentem na pele.

Aliás, eu acredito que com grande parte das pessoas que fazem estes comentários não seria assim, simplesmente porque dariam o braço a torcer meio minuto depois de serem ameaçadas. A injustiça e a falta de solidariedade são do piorzinho que se pode sentir (ia escrever que eram uma merda, mas parece que é Natal). Saber que temos razão e que temos do outro lado uma máquina poderosa contra nós é coisa para remexer tudo o que há cá por dentro. Saber que temos razão, que os outros sabem que temos razão, e mesmo assim fecham os olhos, é coisa para provocar revolta no ser mais pacato.

Mais ameaça, menos ameaça, a questão que se coloca é sempre a mesma: "Acreditas naquilo que defendes?" A resposta é sempre a mesma: "Obviamente". E, sendo assim, não há margem para dúvidas. Seguir em frente e ponto final.

Sem comentários:

Enviar um comentário