19.8.14

o lado B de Itália

Eu sei que todos já ouvimos vezes sem conta aquela conversa sobre só valorizarmos o nosso país depois de nos apanharmos lá fora. Estando ainda em Portugal e ouvindo este discurso até percebemos algumas coisas, mas ficamos sempre de pé atrás. Emigrante há um ano e pouco, devo assumir que já dei o braço a torcer várias vezes e a mais recente tem a ver com a licença de maternidade. Sem conhecermos a realidade italiana, assumimos que as condições para a mãe e o pai serão mais interessantes que as portuguesas. Vejamos então:
- em Itália a mãe tem direito a 2 meses de licença de maternidade antes do parto e três a seguir. Numa situação normal fará sentido ficar 2 meses antes em casa? Enfim. E perguntam vocês: então e não pode ficar os 5 meses depois do parto? Não! Na melhor das hipóteses poderá ficar apenas 1 mês antes em casa (o que implica que um médico ateste que a grávida pode continuar a trabalhar) e 4 depois, nunca 5 meses depois da criança nascer.
- em Itália o pai tem direito a 1 dia de licença de paternidade. Reparem nesta fartura: 1 dia! Mas sublinhe-se que, caso a mãe não use na totalidade a licença de maternidade, o pai tem direito a mais 2 dias de licença de paternidade. Claro que terá que fazer um pedido formal para poder usufruir destes 2 dias.

1 comentário:

  1. Bem...Portugal não pode ser sempre o pior país para tudo...neste caso, deixaste-me de queixo no chão! Nunca imaginei!

    ResponderEliminar