26.11.12

da Sérvia com saudades

like cotton

Se nos primeiros momentos desejei continuar na Suécia em vez de estar na Sérvia, depois esse sentimento desvaneceu-se e as diferenças que no primeiro impacto me deixaram de pé atrás foram, na verdade, o que mais me agradou. Novi Pazar é, pelo que percebi, uma região com características muito particulares no contexto sérvio. Num país maioritariamente ortodoxo aparece esta zona maioritariamente muçulmana, o que condiciona as regras e as vivências. Pequenos exemplos: piscina com horários distintos para homens e mulheres, discotecas e bares praticamente apenas frequentados por homens. As pessoas acabam por ser o que mais condiciona a minha apreciação dos sítios por onde vou passando. Os sérvios deixaram-me de coração a transbordar. Não é fácil encontrar tanta simpatia e tanta vontade de agradar de forma genuína. Os outros colegas de países dos balcãs foram surpresas repletas de inteligência, perspicácia e bom humor. O que eu gosto de encontrar pessoas com quem quase nem tenho de falar, com quem me entendo com trocas de olhares subtis (e outros nem tanto) e com sorrisos (mais ou menos marotos). Saudades, saudades, saudades e muita vontade de visitar um país que fica ali ao lado e do qual não sabia praticamente nada até há uma semana. Montenegro está na minha lista de sítios a visitar brevemente.

Agora é o regresso à vida real, às datas, às reuniões, aos artigos e aos capítulos, e às saudades de todos, mas particularmente de uma mão cheia de pessoas que por razões diferentes me fizeram sorrir e pensar muito.

1 comentário:

  1. escreves de um modo tão 'real' sobre as tuas relações humanas, que fico sempre com o coração a palpitar. :D

    ResponderEliminar