2.11.14

Rosa 1 - diabetes gestacionais 0

Consegui! Ou melhor, nos últimos dias tenho conseguido ser mais teimosa que a diabetes e ter valores de glicose dentro dos intervalos normais. Não sei se é um acaso, se a coisa está para durar, mas deixem-me comemorar esta pequena batalha depois de semanas a desesperar.

A dieta que me mandaram seguir não resulta. Desde o início que me parecia que não poderia fazer grande diferença, já que basicamente já era o que fazia. Fui ajustando a dieta aos poucos e agora está mesmo bastante diferente da versão inicial. A obstetra diz-me que se resulta, se eu não me sinto fraca e sem energia, e se o bebé se continua a desenvolver normalmente, não tem nada contra. Basicamente eliminei toda e qualquer forma de pão e como muitas vezes, especialmente da parte da manhã. Se depois do jejum tomar um pequeno-almoço mais recheado é certo e sabido que os valores disparam. Assim, o meu primeiro pequeno-almoço é normalmente tomate ou pepino, queijo ricota e chá. Mais tarde  uma maçã e chá ou um capuccino, e uma hora e tal/duas horas depois ovo (mexido ou cozido), ricota e chá ou bolachas de arroz. O almoço e o jantar incluem peixe cozido ou carne grelhada acompanhados por legumes e/ou sopa. Posso comer uma amostra de batata, ou de massa, ou de arroz, mas mesmo uma quantidade mínima. Entre o almoço e o jantar como maçãs, iogurtes magros e/ou bolachas de arroz. 

A minha maior dificuldade tem sido o valor da glicose em jejum. Era o único valor que antes da dieta era normal e agora tem sido o meu maior problema. Até que conseguia ter valores normais durante o dia, mas o valor em jejum não era bom. Tentei várias dicas de outras grávidas com diabetes, mas comigo não resultavam. Até que pareço ter encontrado algo que funciona: a meio da noite como uma tosta de centeio do IKEA (!) e uma fatia de queijo e de manhã a glicose está abaixo da barreira dos 92.

Ah, e caminhar durante o dia também me parece que dá uma grande ajuda.

Espero ter encontrado a minha fórmula mágica. 

Sem comentários:

Enviar um comentário