30.11.14

as chamadas caixas prioritárias para grávidas

Itália não é um país que respeite os cidadãos. Estou cá há um ano e meio, não é muito, mas é o suficiente para poder fazer esta afirmação sem ter medo de estar a fazer um juízo errado. Este é só um exemplo, já vivenciámos muitos outros.

Neste momento estou visivelmente muito grávida. Não há como não reparar na minha barriga roliça. Ontem, no hipermercado, fomos para a caixa prioritária para grávidas. É certo que esta caixa tinha uma fila ligeiramente mais pequena que as outras, mas não havia uma única grávida, para além de mim: vários velhotes e um casal de miúdos novos. Todos olharam para a minha barriga, que nós bem notámos, ninguém nos deixou passar à frente. Aguardámos a nossa vez como todos os outros. Mas para que é que esta gente tem caixas prioritárias seja para o que for? Ninguém liga absolutamente nada a isso. Há uma caixa prioritária chamada "over 70", mas os velhotes estavam todos na caixa das grávidas. Nunca estive grávida em Portugal, mas lembro-me de ver nos hipermercados pessoas que estão nas filas das caixas para grávidas a dar prioridade às grávidas. Nada contra ir para uma caixa prioritária quando não há lá ninguém com as características a quem estas se destinam (já o fiz também), mas se chega uma grávida, um deficiente ou uma pessoa idosa (conforme os casos) deixa-se passar à frente, não? Será assim tão complicado compreender o conceito? Itália às vezes cansa-me.

4 comentários:

  1. Mas olha que nem sempre acontece darem prioridade nas caixas de supermercado para grávidas... A partir do momento em que se notou a minha gravidez eu ia sempre para essas caixas e se não fosse a empregada a reparar, quase sempre as outras pessoas não queriam saber e deixavam-se ficar. Só muito de vez em quando as pessoas deixavam-me passar à frente.

    ResponderEliminar
  2. Penso que em Aveiro é mais pacífico, pelo menos é essa a minha experiência e a de outras colegas grávidas :-)

    ResponderEliminar
  3. Sou do Porto e SEMPRE que me aconteceu a situação de que fala SEMPRE me deram prioridade... Quer seja no hipermercado em transportes públicos...
    Eu ouço muita gente a criticar o nosso Portugal, mas talvez se tivessem vivido noutro País que não o nosso (mesmo sendo da U.E) davam mais valor!

    Andreia

    ResponderEliminar
  4. É a velha máxima de que só valorizamos o que temos quando deixamos de o ter, Andreia. Tenho-o sentido na pele muitas vezes desde que deixei Portugal.

    ResponderEliminar