27.11.14

sobre o parto

Durante muito tempo não pensei no parto, até porque era uma etapa muito distante para quem viu a gravidez interrompida duas vezes às sete semanas. Mas desta vez, e de há poucas semanas para cá, dei comigo a pensar nisso. Tenho lido algumas coisas, não tenho encontrado muitas novidades, mas é sempre bom ir tendo uns banhos de realidade. Até determinada altura não fazia ideia se seria parto normal se seria cesariana. Quando os diabetes foram diagnosticados pensei que ia ter um bebé grande e que o mais certo seria a gravidez terminar com uma cesariana. Com os diabetes controlados, o peso do bebé M. é perfeitamente normal e, a não ser que haja algum imprevisto, terei um parto normal. 

Tenho amigas que torcem para terem uma cesariana, outras que se batem fortemente por um parto normal. Encontro prós e contras nos dois. Enquanto não soube como seria o desfecho da minha gravidez não sabia muito bem o que pensar, e acho que não queria pensar mesmo (eu preciso de certezas para me sentir bem). Agora sei o tipo de parto que me espera e embora seja algo que me assuste não estou muito preocupada. O meu pensamento sempre foi por muito difícil que seja, se as outras passam pelo mesmo e sobrevivem eu também vou sobreviver. Sei que vou estar exposta a uma dor como nunca estive antes, tanto pela intensidade como pela duração, mais do que isso não consigo dizer. Tenho amigas que nunca imaginaram descontrolar-se como se descontrolaram durante o parto, tenho amigas que trataram mal toda a gente, outras que rezaram o Pai Nosso (que nem sabiam que sabiam rezar), outras que disseram palavrões em línguas estrangeiras, conhecidas que morderam os maridos e tenho outras amigas que guardam boas recordações do parto, que lhes trouxe apenas dores moderadas e com as quais lidaram bem. Não sou piegas, mas nunca passei por momentos de dor intensa, de modo que não consigo antecipar as minhas reacções. Sei apenas que, caso seja possível, quero ficar em casa o maior tempo possível e só depois ir para o hospital, e também sei que se não houver nada contra quero epidural (que eu não acredito que o sofrimento me leve ao céu, nem acredito que haja céu). 

2 comentários:

  1. Olá Rosa,
    Venho espreitar o seu blog regularmente mas não sei bem a razão nunvca fiz nenhum comentário, mas hoje e se calhar devido ao tema aventurei-me....
    Eu sou mãe a 20 meses de uma linda Princesa.... Tinha muito medo do parto, sde pudesse ter escolhido tinha optado pela cesariana... e provavelmente tinha me arrependido! Foi parto normal, nasceu mais cedo do que o previsto, e se até aquele dia tinha um nervoso miudinho, quando me apercebi que as águas tinham rebentado, fui tomar banho nas calmas e fui para a maternidade com uma tranquilidade um pouco anormal.... Correu tudo bem, tive na sala de partos 4 horas e a minha Princesa nasceu!
    Cada caso é um caso mas acho que a "base da coisa" é manter a calma, co operar com a equipa médica e esperar!!!
    Desejo lhe as maiores Felicidades do Mundo que o bebé M venha perfeito e carregado de saúde, (como se diz por estes lados) que tenha uma hora pequenina.
    Bjs, Andreia

    ResponderEliminar