30.10.14

31 semanas

Já só faltam 9!

Por agora ainda estou um pouco em pânico porque nada está preparado para receber o bebé, mas espero daqui a mais uns dias, depois de finalmente estar de licença de maternidade e pôr ordem na casa (e em mim!), já poder respirar de alívio . Também acredito que pôr ordem na casa e no futuro quarto do M. me ajudará a pôr ordem em mim, nos meus pensamentos e na minha forma de encarar a nova realidade que aí vem. Sempre senti que há alturas em que precisamos de tempo, não necessariamente para arrumarmos armários e guarda-roupas, mas para nos organizarmos, nos mentalizarmos das novidades que se aproximam e para, em silêncio, encontrarmos respostas e estratégias para os nossos receios e inseguranças. Não tenho tido tempo para mim e sinto que isso me faz mesmo muita falta e me acentua receios, que espero concluir serem infundados depois de ter tempo para reflectir.

Quando descobri que a licença de maternidade em Itália incluía dois meses antes do parto achei despropositado e exagerado, mas agora não acho. Embora continue a achar que três meses de licença depois do parto é miseravelmente pouco. Mas agora sinto necessidade de ter estes dois meses para mim, por diversas razões. Imagino que se estivesse em Aveiro, a viver na minha casa, rodeada das minhas pessoas, a saber onde me dirigir sempre que precisasse de alguma coisa, a ser seguida pelo meu médico habitual, não precisasse deste tempo todo. Talvez alguns dias bastassem para organizar o meu espaço e a minha mente. Mas vivo a muitos quilómetros do meu núcleo, vivemos os dois para os dois, não temos apoios externos e temos que descobrir como nos desenrascar a cada novidade e necessidade que surge. A gravidez só por si já é uma novidade bastante grande, agora associem-na a viver num mundo que não é o vosso, onde as regras e os hábitos são outros. Não é simples, nem é fácil, embora no dia a dia não pense muito sobre isto. Para além disto, neste momento não posso dizer que tenha um trabalho que adore. Tenho um trabalho que vou tolerando e que não me dá gozo. Sempre gostei muito de trabalhar e continuo a gostar, mas não num contexto como aquele em que me movo agora. É mais um factor de stress numa fase que, pelas suas características específicas, já é particularmente stressante. E talvez este seja o factor que mais vontade me dá de ir para casa viver os meus dois meses de licença de maternidade pré-parto em paz e sossego.

Nesta fase sinto o bebé durante quase todo o dia e sinto-o a chegar a sítios onde antes não chegava. Ontem estava a esticar-se lateralmente, parecia estar a querer escapar-se para as minhas costas! Faço mais ginástica para me calçar, mas é a única diferença que sinto relativamente às últimas semanas. Bom, na verdade também sinto a pele da barriga mais esticada e continuo a besuntar-me com cremes para grávidas todas as manhãs. Honestamente parece-me que a principal responsável pela existência ou ausência de estrias é a genética, mas vou fazendo o que posso. Sempre pus creme de manhã, mantenho o hábito, mas mudei o tipo de creme. Continuo com o mesmo peso e com o raio dos diabetes descontrolados. Na próxima semana tenho consulta e já vou preparada para começar a tomar insulina. Todas as grávidas com diabetes com quem tenho falado têm conseguido controlar os diabetes seguindo a dieta. Eu pareço ser a excepção à regra. De semana para semana os valores pioram e continuo sem conseguir perceber o que me faz aumentar ou reduzir os valores da glicémia. Concluí que o pão, seja de que tipo for, faz com que os valores de glicose vão até aos píncaros, mas nada mais que isso. O valor que aparece no aparelho é sempre uma surpresa, já quase se fazem apostas cá em casa. Antes rir que chorar, mas este é um assunto que me preocupa muito. Os bebés com mães diabéticas podem nascer com os pulmões imaturos e podem ter crises severas de hipoglicémia, entre outras consequências. Neste momento sinto-me completamente impotente para lidar com este problema. Que venha a consulta e a insulina.

1 comentário:

  1. em Portugal também é possível ter a meses da licença antes do parto...
    que corra tudo bem!

    ResponderEliminar